• 0_banner-blog-920x239px.jpg
  • 1_Banner_Samsung_Pay_920x239px_1.jpg
  • 2_ba_0018_18_banner_web_externo_920x239px_final.jpg
  • 3_Banner_Revista_Blog_1170x300px.jpg

No início de ano, é muito comum elaborar planos, estabelecer metas a serem cumpridas e prometer fazer de tudo para mudar uma situação que atualmente é cômoda ou ruim. E as finanças costumam ser um assunto muito falado nessa época, já que é possível aproveitar o pique da virada do ano para se organizar.

Para ajudar você a cumprir a resolução de ano-novo de deixar as contas em dia e colocar um ponto-final nas suas dívidas, nós vamos mostrar que administrar o seu orçamento e mesmo quitar o que deve não é um bicho de sete cabeças. Aqui estão dicas valiosíssimas e muito simples para gerir o seu dinheiro.

Fluxo financeiro

A nossa primeira dica é saber qual é o seu orçamento. Para isso, você precisa saber quais são a sua receita e as suas despesas, porque ele é justamente a diferença entre esses dois valores.

A receita é a quantidade de dinheiro que entra na sua conta. Assim, tenha em mente qual é o seu ganho líquido mensal, descontados todos os impostos.

As despesas são o tanto de recursos que vão embora com as contas e os débitos. São gastos fixos (como aluguel), variáveis (como água e luz) e eventuais (como os com saúde).

E aí? No fim das contas, o seu orçamento é positivo ou negativo? Se estiver com dinheiro sobrando, aproveite para investir, viajar, tirar do papel aquele projeto pessoal e até mesmo pensar na aposentadoria.

Mas, se estiver no vermelho, ainda mais com dívidas, não se preocupe! Nós podemos ajudar. Você vai precisar fazer uma forcinha para economizar, mas verá que vale a pena. As nossas dicas são simples de serem seguidas.

Saia do vermelho

A primeira ajuda que podemos oferecer é o aplicativo Sicoob Minhas Finanças, uma ferramenta para fazer a gestão completa da sua conta. Por lá, é muito prático organizar a sua vida e estipular metas de economia. E, para monitorar tudo o que entra e sai e, assim, saber exatamente onde cortar e juntar dinheiro para pagar as dívidas, siga os passos:

- Classifique os gastos. Reúna as despesas com comida, diversão, contas e outras categorias que achar necessárias.

- A ideia é ter o controle total do orçamento. Não caia na armadilha de gastar mais do que recebe e se planeje para seguir à risca um cronograma de gastos que permita sobrar dinheiro no fim do mês (ou pelo menos não faltar).

- Não deixe nunca de pagar as despesas do cartão de crédito, já que os juros são altos. Você pode agendar esse pagamento.

- Crédito consignado Sicoob: se você concluiu que é melhor refinanciar a sua dívida, não perca a oportunidade de pegar um empréstimo consignado no Sicoob. Com ele, você pode minimizar as parcelas da sua dívida atual, pois as taxas são mais baixas, e quitar mais rapidamente o que deve, já que o prazo é mais curto.

E agora, pronto para fazer de 2018 o ano da sua revolução financeira? Aproveite a oportunidade e comece a poupar já!

JoomShaper
e este outro dentro das tags